O Fundo da Marinha Mercante (FMM) inicia o ano de 2016 com financiamento de duas novas embarcações dedicadas ao transporte marítimo por cabotagem.
No dia cinco de janeiro a Login Logística Intermodal S.A. recebeu no Rio de Janeiro o navio Graneleiro Log-in Tucunaré que atenderá demandas por transporte de minério de bauxita a granel entre os portos de Trombetas e Vila do Conde no Pará. Com 245 metros de comprimento e 11,6 metros de calado, o navio tem capacidade para transportar até 75 mil toneladas de minério de bauxita.
A outra embarcação foi entregue no dia oito de janeiro. O Estaleiro Vard Promar, de Pernambuco, entregou à empresa Transpetro o navio Gaseiro Barbosa Lima Sobrinho. Ele entrará em operação na costa brasileira para fazer o transporte de gás natural liquefeito. Com 117,25 metros de comprimento e 5,8 metros de calado, o navio, é capaz de transportar até 7000 m3 de gás. A embarcação faz parte de mais uma encomenda do Programa de Modernização e Expansão da Frota (PROMEF II), da empresa de logística e transportes da Petrobras.
O FMM é administrado pelo Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM) por meio do Departamento da Marinha Mercante, vinculado à Secretaria de Fomento para Ações de Transportes (SFAT) do Ministério dos Transportes. De 2011 até hoje, o FMM desembolsou R$ 22,4 bilhões no fomento ao transporte aquaviário e à indústria naval brasileira. O Fundo tem contribuído para a renovação e o crescimento da frota de embarcações mercante do país, o fortalecimento da indústria naval, o aumento do transporte por hidrovias, cabotagem e apoio marítimo à exploração de petróleo e gás brasileira.
Fonte: Fundo da Marinha Mercante