O Ministério das Relações Exteriores confirmou nesta sexta-feira (2) que a Venezuela foi suspensa do Mercosul.
Chanceleres dos quatro países fundadores do bloco econômico (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) entregaram o comunicado a representante da Venezuela no bloco.
A decisão está relacionada ao vencimento do último prazo acordado em setembro para que Caracas cumprisse suas obrigações de adesão ao Mercosul. Do total de 1.224 normas técnicas exigidas, a Venezuela incorporou apenas cerca de 80 por cento e 25 por cento dos tratados necessários.
A principal delas é o Acordo de Complementação Econômica 18, que prevê a tarifa externa comum e o programa de eliminação de barreiras tarifárias intrabloco, que é considerado a espinha dorsal do acordo comercial do Mercosul, e a cláusula democrática.
Em entrevista durante a participação do Dia Nacional de Mobilização Contra o Aedes aegypti, o ministro José Serra disse que o País tinha sido advertido quanto a essa possibilidade. “Já tinha sido anunciado [que a Venezuela seria suspensa do bloco econômico] se não cumprisse certos requisitos e foi”.
O Mercosul foi fundado em 1991 pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Em 2012, a Venezuela foi aceita como membro do bloco econômico.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil