O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, participou nesta terça-feira, na Embaixada da Colômbia, de almoço com embaixadores da América Latina e do Caribe. Durante o encontro, o ministro voltou a defender uma aproximação entre o Mercosul e a Aliança do Pacífico, bloco que reúne Chile, Colômbia, México e Peru.
Durante o encontro, o ministro disse que a conjuntura do comércio mundial passa por um processo de mudanças e que o desafio para a América Latina é se inserir neste novo contexto. Segundo Monteiro, a união entre os países da América Latina é o caminho para se inserir na nova realidade do comércio mundial e nas novas cadeias globais de valor.
Aos embaixadores, Monteiro destacou que o Brasil busca ampliar a corrente de comércio com os países da América Latina. Nos últimos meses, o Brasil assinou Acordos de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI) com a Colômbia e o México. O Plano Nacional de Exportações prevê a assinatura de ACFIs com Chile, Peru e República Dominicana.
Em 2015, também foram firmados acordos automotivos com a Colômbia e o Uruguai, bem como a prorrogação do acordo com a Argentina por mais um ano, e com o México, por mais quatro anos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDIC